Juntamente com este momento em que iniciamos um novo ano, um novo ciclo, chegam também as expectativas, os desejos, as resoluções a serem tomadas, as dúvidas, os questionamentos, as angústias e, principalmente, as frustrações por tudo o que planejamos e não realizamos…
E geralmente neste processo qual é “o pedido mais pedido” por nós?
A FELICIDADE!
Você acredita que é possível alcançar a felicidade?
Eu acredito, e muito! Porém somente se tivermos o desejo de nos transformarmos a cada dia um pouquinho, com esforço e dedicação, conseguiremos chegar lá!
Recentemente participei de uma palestra ministrada pelo israelense Tal Ben Shahar (http://www.talbenshahar.com), professor da universidade de Harvard, onde ele compartilhou um conteúdo incrível sobre o seu livro “A ciência da Felicidade”.
Ciência??? Sim, pois vem sendo cada vez mais estudado o quanto nossos sentimentos, pensamentos e emoções são agentes causadores de transformações químicas no nosso corpo físico, e novos estudos científicos vêm sendo realizados para comprovar esta interação mente-corpo.
http://www.censa.edu.br/site_novo/web/uploads/files/CORPO%20E%20MENTE%20cap%205%208%20ano.pdf
Compartilho abaixo alguns dos ensinamentos deixados por este simpático “Mestre da Felicidade” com a intenção de te inspirar a praticá-los e sentir-se mais feliz!
Todas as dicas são alcançáveis, mas da mesma maneira que um exercício físico necessita ser praticado com frequência e intensidade adequada para que seus resultados aconteçam, a felicidade é também uma prática que pode ser conquistada com pequenas mudanças de atitudes desde que realizadas COM FREQUÊNCIA!
É um processo, leva tempo… então, paciência!
Lembre-se de que todos nós ainda apresentamos limitações, falhamos, erramos. Aceite esta situação, não a negue! Quando negamos uma emoção, ela toma conta de nós! Não existe felicidade permanente. Ela é um estado, um momento, um período… Impossível ser feliz o tempo todo! Se achar que é um sentimento permanente, você irá se frustrar.
Dificilmente não passaremos por situações estressantes no dia a dia. (Aliás, escrevo este texto logo após meu apartamento ter sido inundado pelo vazamento de um cano do vizinho…)
Porém, para não adoecermos física e emocionalmente, necessitamos de um tempo de recuperação, até que a próxima situação estressante aconteça.
Uma dica é: respirar profundamente por no mínimo 3 vezes ao longo do dia. Dê-se uma pausa. Se possível, medite. Mude o foco da situação que te trouxe stress fazendo algo que te traga prazer! (Eu saí para tomar um café enquanto as paredes da minha Morada choravam…) E vamos em frente!
Pode parecer clichê, mas é mais do que sabido que a atividade física promove felicidade! Você libera toxinas, melhora sua saúde física e emocional. Dançar é uma atividade bastante recomendada, pois inevitavelmente sorrimos quando dançamos e, na maioria das vezes, estamos acompanhados! É contagiante! E grátis… rsrs
Preste atenção em como andam as suas relações. Reais ou virtuais? Nos estudos realizados por Tal Ben Shahar, ele defende que quando você pratica a generosidade, doando-se verdadeiramente ao outro, praticando atos de caridade ou trabalhos voluntários, impactando a vida de outras pessoas, as ondas cerebrais relacionadas ao sentimento de felicidade permanecem vibrando por vários dias em nosso cérebro, diferentemente da frequência da vibração ao comprarmos um sapato por exemplo, que é uma sensação imediata, mas de curta duração no cérebro… apenas minutos. Nossa alegria mais verdadeira vem quando compartilhamos, doamos e amamos. Pratique!
Manifeste apreciação (com intenção, claro) por tudo o que você tem, é, faz e recebe!
Parece simples, porém, muitas pessoas apenas focam naquilo que lhes falta… Saber agradecer é saber reconhecer!
Agora as minhas dicas:
Somos a somatória de tudo o que experimentamos e aprendemos. Somos o que vibramos!
Então, em todas as suas ações, atitudes e vontades, coloque intenção.
Ela dificilmente se engana.
Escrever potencializa os seus desejos. Mas se você não souber verdadeiramente o que quer, não tem como receber…
Nas nossas Moradas (casa e ambiente de trabalho) existe uma conexão muito forte da nossa mente com os espaços ao redor. Os espaços absorvem as energias tóxicas das nossas emoções, deixando-as impregnadas nos ambientes. Preste atenção nesta interação!
Enviamos o tempo todo mensagens subliminares ao inconsciente que, por sua vez, envia sinais ao Universo, que traz de volta para você tudo o que foi programado. Portanto, fique atento aos seus pensamentos e à sua conduta dentro destes espaços.
Se você chega em casa gritando, chutando as coisas ao seu redor, convive na bagunça e sujeira, como quer que sua Morada te receba? Com amor e acolhimento? Difícil…
Saiba pedir ao Universo, que ele irá te retribuir.
Compartilho este link que recebi e achei a prática bastante simples, interessante e eficiente. https://www.facebook.com/lairribeirooficial/videos/517263015442652/
Escolha o seu método e, como diz a minha querida professora de yoga Suely Lima (@amaryoga.com.br):
“pratique, pratique, pratique”!
Se puder me enviar seu feedback, vai me deixar mais feliz!
Feliz Ano Novo!
Revisão dos textos:
Adriana Vazzoler-Mendonça
adriana.italia@gmail.com
(19) 99175-9893
2 Comments
Obrigada pelo ensinamento, inspiração e modelo de vida pois sei que você pratica tudo isto de forma exemplar e intensamente.
Curto e claro ….Obrigada Laís por seus conhecimentos e permitir que nós os possamos receber. Um beijinho grande