Neste momento, ainda respeitando a quarentena, fui para a academia do prédio onde moramos, para fazer uma corrida na esteira e ativar o meu CHI, com a intenção de amenizar a ansiedade que de vez em quando me visita, me incomoda, me enrijece, me demandando respostas que eu ainda não tenho. O CHI é o fluxo, o movimento, esta energia maravilhosa que nos inunda e faz a vida fluir através de cada respiração, permeando todo o Universo e os seres vivos. É a energia fundamental que busco equilibrar nos espaços físicos com as consultorias que realizo na MoradaHarmoniA e, como não poderia deixar de ser, aplico no meu dia a dia!
Ahhh, como é bom despertar os sentidos pelo movimento do meu corpo e sentir a ansiedade se dissolvendo! Perceber a frequência cardíaca na sua potência, sentir a respiração se alterar, eliminar as toxinas através dos poros, sentir a felicidade sutilmente me invadindo com as músicas que me impulsionam adiante, elevando meus pensamentos para uma frequência mais positiva! E, no meio do turbilhão de pensamentos que transbordam (literalmente saem da borda!), a resposta para um dos meus questionamentos atuais se revelou!
Olhei para o painel da esteira SUPERTECH (bem antiga) e meu olhar parece ter sido empurrado para a legenda do painel no canto superior direito: e lá estava a palavra TEMPO.
Sim, era isso que eu precisava… aguardar o tempo certo, simples assim!
Foi então que, pela primeira vez nestes meses de quarentena, observei com outro olhar aquele painel que se revelava para mim. E meu olhar seguiu observando cada legenda ali impressa, atribuindo um novo sentido para cada uma delas. Interessante que fui lendo o painel da direita para a esquerda, como na língua hebraica…
Percebi o quanto meu cérebro vinha estabelecendo conexões diferentes desde que eu vinha praticando exercitar a minha mão não dominante diariamente para realizar atividades cotidianas. Esta técnica foi sugerida na Conferência Internacional de Neuroarquitetura de que participei em março deste ano e, coincidentemente (ou não…), também na Escola de Formação de Terapeutas da Cabala da Casa, curso maravilhoso ministrado pela querida Sandra Strauss, que estou realizando.
No início da pandemia me comprometi com esta tarefa e comecei a escovar meus dentes todos os dias com a mão esquerda (eu sou destra). No início foi uma lástima! Ganhei feridas na gengiva, fiquei irritada, quase tive que amarrar a mão direita para ela não se intrometer no processo. Agora nem preciso mais pensar… já realizo uma linda escovação (rsrs) com a mão esquerda automaticamente! A mão esquerda já se prontifica sozinha. E assim começo meus dias, rindo de mim mesma por esta conquista, aparentemente tão insignificante, me trazer alegria! Experimente, vale a pena! Ainda me recordo do dia em que consegui fazer uma refeição inteira com os talheres nas mãos trocadas. Fiquei super orgulhosa de mim e feliz o dia inteiro!
Bem, voltando para o painel à minha frente, compreendi as respostas encontradas ali e te convido a refletir comigo para te inspirar:
O recurso mais valioso que temos ao nosso dispor! E, sim, acredito que ele possa ser relativo, dependendo de como administramos a nossa relação com ele.
Pense comigo: como é bom ter tempo! Tempo para nos cuidar, tempo para organizar diariamente a nossa morada, tempo para desfrutar da nossa família, tempo para namorar, tempo para estar com amigos, tempo para estudar e nos aprimorar, tempo para dormir e nosso corpo se restaurar física e energeticamente, tempo para nos nutrir, nos alimentando com calma, desfrutando os sabores e aromas que cada alimento nos oferece, tempo para fazer nada, tempo para entender quem somos e compreender que precisamos de mais tempo para nos tornarmos melhores! Enfim… TEMPO para TUDO. Tempo para VIVER!
Qual é a nossa meta? Onde queremos chegar? Qual será o caminho a percorrer para que possamos encontrar o verdadeiro desejo que nossa alma se comprometeu a realizar nesta existência, o nosso propósito de vida?
Qual o ritmo que iremos imprimir para alcançar a nossa meta? Temos que buscar ajustar esta velocidade o tempo todo, exercitando a paciência para não acelerar demais, evitando assim possíveis tropeços no meio do caminho. Mas também não ir tão devagar a ponto de convidar a procrastinação. Uau, que desafio…
Lembrei-me de uma frase que compartilho com clientes nas consultorias que realizo, de Clarice Lispector, que se encaixa bem aqui:
“Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”.
Quanta energia você está disposto a investir para alcançar os seus objetivos? E o desafio que entendo aqui é: estamos mais focados no resultado ou no percurso? Pois quando olhamos apenas para o resultado das calorias gastas no exercício físico podemos nos enganar, menosprezando o aprendizado que a energia dedicada neste percurso pode trazer…
E, seguindo, na parte de baixo do painel
Raramente teremos êxito em uma empreitada que não seja planejada, programada. É necessário organizar as ideias, metas, objetivos. O passo a passo. Literalmente colocar no papel. Lembrando que escrever potencializa as nossas intenções! Sejam elas quais forem, sempre.
pode acontecer…ter que começar de novo. Aí fica o aprendizado para refazer, começar do zero, uma novo começo para buscar fôlego e então fazer melhor.
A vida começa a cada respiração. Lembrando que a nossa respiração é uma ferramenta potente para nos trazer equilíbrio, conexão, foco e fôlego, então: respira fundo e vai!
A PAUSA é extremamente necessária! Nos momentos em que estamos em dúvida, cansados, desequilibrados, desanimados, irritados, sobrecarregados, PAUSE! Silenciar para ouvir a voz da nossa intuição (ela raramente falha!).
A qualquer momento podemos avaliar o nosso movimento nesta caminhada e perceber se o ritmo das nossas passadas está adequado, não só para que possamos dar o próximo passo, e se resistiremos pelo tempo que for preciso.
E, ao concluir a minha corrida de 6km, inundada de alegria, não saberia dizer se era pela endorfina que corria pelo meu corpo ou se pelo insight que me compeliu a escrever este texto que você lê agora, senti que havia compreendido cada uma dessas palavras em um nível de maior profundidade.
Vale relembrar que todas as respostas estão aí, no mundo. Tudo de que precisamos está disponível, acessível. Sim, o tempo é relativo, pois eu tive uma experiência que poderia durar uma vida toda ao longo de apenas 6km. Mas foi o tempo suficiente para entender que as coisas não acontecem no nosso tempo e sim no tempo que elas têm que acontecer!
Revisão dos textos:
Adriana Vazzoler-Mendonça
adriana.italia@gmail.com
(19) 99175-9893
4 Comments
Sou a Beatriz Azevedo, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Olá Beatriz! Fico feliz que tenha gostado.Agradeço o carinho, abs Lais
Sou a Carolina Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Fico feliz em ter contribuído! Agradeço deu feedback, abs Lais