A matéria física está intimamente relacionada com o “Desejo de Receber para Si”, representada pela criação do elemento terra em nosso planeta.
O “Arquiteto Universal” encarregou-se de criar um equilíbrio delicado entre o Desejo de Compartilhar e o Desejo de Receber, manifestado no equilíbrio entre água e terra no nosso planeta.
Adoro este ensinamento, que me remete à imagem de um bebê dentro da barriga da sua mãe, totalmente envolto pela água, antes de chegar à Terra…
A água é um elemento maleável e penetrante, que vence todos os obstáculos.
Na Harmonização, cada área do Baguá relaciona-se com uma parte do corpo humano e, muitas vezes desequilíbrios no espaço físico, podem se refletir na nossa saúde.
A acupuntura sistêmica também trabalha com o equilíbrio dos cinco elementos – água, madeira, fogo, terra e metal – e há uma correlação dos órgãos do corpo com cada um deles. Existem também alimentos que fortalecem ou enfraquecem este equilíbrio e os “humores” regidos por cada um deles, mas me aprofundarei nisso em outro post.
Vamos lá:
Na acupuntura, a água está relacionada com os rins e a bexiga. Na Harmonização, com os ouvidos.
No processo de Harmonização é o elemento relacionado à área da CARREIRA/TRABALHO, associada ao esforço e persistência, simbolizando a jornada de nossas vidas, nossa missão, por onde seguimos no caminho de evolução e aprendizado.
Quando em excesso na nossa Morada, pode provocar discussões e intolerância. E, em falta, trazer timidez e problemas de expressão. Incrível, não é?
É o trabalho sobre nossa própria essência.
Oposta à área do Trabalho no Baguá, está a área do Sucesso, nos alertando que não há brilho sem esforço e de que o Sucesso é consequência de uma jornada persistente e determinada.
Nutrida pela água, a madeira, elemento combustível, desenvolve-se, representando a primavera, o nascimento, quando a natureza mostra toda a sua força depois de se retrair no inverno, explodindo em vida e cores!
Observe as árvores: expansão, crescimento em todas as direções, movendo-se para cima, fincando profundamente suas raízes.
Na acupuntura, o elemento madeira está relacionado com o fígado e a vesícula biliar. Na Harmonização, com os pés.
Então, adivinhe a qual área a madeira está relacionada na Harmonização?
Família: remetendo à proteção e sabedoria dos nossos ancestrais, ao núcleo acolhedor da família e da sua importância em nossos recomeços, lembrando da continuidade e da importância de passarmos nosso aprendizado aos que chegam, honrando sempre o nosso passado.
Em excesso nas nossas Moradas, provoca teimosia e dificuldade de aceitar a opinião alheia.
Em falta, pode deixar as pessoas passivas e influenciáveis. Sério, não é?
Sendo a madeira elemento inflamável, é o alimento para o fogo!
Chama que produz calor e movimento, poderoso, animado, quente, forte, seco, onde experimentamos e exercemos a verdadeira iluminação e brilho interior.
E na Harmonização?
Fácil acertar! É a área do sucesso e da fama, ou seja: nossa reputação, como os outros nos enxergam…
Cuidado, então, para não se queimar!
Esta área deve ser harmonizada com muita cautela, pois, em excesso, pode trazer agressividade, intolerância e raiva.
Em falta, pode provocar passividade e introspecção.
Na acupuntura, relaciona-se ao coração, pericárdio e intestino delgado. Na Harmonização, com os olhos.
E do fogo surgem as cinzas, que se depositam na terra.
Já a terra, é um elemento sólido, fixo e estável, que contém todos os outros elementos. Gera a transmutação, equilíbrio, solidez, receptividade, harmonia e estabilidade. É onde plantamos nossas sementes…
Na acupuntura, está relacionada com baço/pâncreas e estômago. Na Harmonização, com os órgão internos.
Não é à toa que na Harmonização é o elemento que representa as áreas da Sabedoria, Espiritualidade, Conhecimento, Relacionamentos e Saúde.
Na Morada, em excesso pode causar seriedade e depressão e em falta, atrair o egoísmo, falsidade e oportunismo. Que medo! Rsrs
E agora, aquele elemento, frio, denso, duro, porém mutável… De forma sinuosa, tem a capacidade criativa de se adaptar e se moldar ao terreno ao seu redor, como um lago que muda sua forma de acordo com a quantidade de chuvas que o alimentam:
Este é o elemento metal.
Na Harmonização é o elemento que representa as áreas da Criatividade e Filhos e também das viagens, amigos e Mestres (pessoas que nos ajudam).
Na Morada, em excesso provoca discussões e intolerância, como o metal que corta, sabe? Em falta, traz timidez e provoca problemas de expressão.
Ligado à renovação e criação, traz a energia da curiosidade e alegria infantis. Representa justiça, o caráter a verdade e a força moral.
Tudo o que criamos e projetamos está relacionado a esta área, que representa jovialidade, entusiasmo, agilidade e felicidade. Como uma criança…
Na acupuntura é representado pelos pulmões e intestino grosso. Na Harmonização, relaciona-se com a boca, dentes e cabeça.
Em posição complementar à área da família no Baguá, vem lembrar que nossas criações são o resultado de tudo que carregamos de aprendizado, de nossa história e daqueles que nos precederam.
Mesmo sem nos darmos conta, os elementos da Natureza nos cercam e nos influenciam o tempo todo. Sutil e profunda esta relação que se encontra dentro e fora de nós. Em tudo e em todos! Façamos então um bom proveito!
Harmonia e equilíbrio, sempre!
Revisão dos textos:
Adriana Vazzoler-Mendonça
adriana.italia@gmail.com
(19) 99175-9893