Ao observarmos a Natureza, é possível identificar facilmente estes elementos ao nosso redor: nos rios, cachoeiras e mares, nas florestas, nas pedras, nos cristais e minerais.
Fica mais fácil entendermos como eles nos influenciam, quando percebemos que nossas Moradas são o resultado da combinação deles:
A ÁGUA que corre nos encanamentos,
a MADEIRA existente na construção e nos móveis,
a TERRA que gera o cimento e os tijolos,
o METAL que existe nas estruturas, nas tubulações e nas torneiras,
o FOGO que derrete os metais transformando-os em novas formas e também aquecendo e preparando nossos alimentos em um lindo processo de alquimia!
Perceba que estes cinco elementos também estão presentes nos objetos e podem ser representados nas cores, formas, estampas e materiais.
A técnica de Harmonização que aplico nos Ambientes, embasada no FENG SHUI, é uma das ramificações da MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC) podendo ser considerada como uma “Acupuntura nos Espaços “, e busca o equilíbrio destes elementos nos espaços que nos cercam, pois acredita que todos os excessos podem promover desarmonias.
E, como somos parte da Natureza, estes elementos também existem dentro de nós!
Todos temos os cinco, porém um deles é sempre predominante e inconscientemente tendemos a expressar este elemento com mais ênfase na nossa Morada!
Vamos entender?
Começando pelo corpo físico:
Você já se perguntou por que ficamos doentes?
A Medicina Tradicional Chinesa entende que saúde é o resultado do equilíbrio harmonioso entre Yin e Yang, entre a matéria e a energia.
Quando este equilíbrio é perturbado, surgem as doenças.
A Acupuntura, outra ramificação da MTC, trabalha o equilíbrio dos cinco elementos no nosso corpo físico, estabelecendo uma correlação dos órgãos com estes elementos, atuando através do equilíbrio dos meridianos (canais de energia que percorrem todo o corpo).
Esta é a energia CHI, que regula todos os órgãos do corpo, permitindo que estejamos sempre em harmonia com nossos pensamentos e emoções e com isso, alcançamos o estado de plena saúde.
Veja no quadro abaixo a correlação dos cinco elementos com os órgãos no corpo físico, humores predominantes em cada um deles, alimentos que os fortalecem, pontos cardeais e até as estações do ano!
Fico encantada com este assunto!
Recentemente iniciei a pratica do WO TAO, dança terapêutica meditativa, que através de lindas coreografias trabalha cada um destes elementos no nosso corpo físico. https://goo.gl/images/vSAhkX
As mudanças no meu estado emocional foram incríveis!
Agora entenda como os cinco elementos atuam nas nossas emoções, comportamentos e até nas profissões relacionadas a eles e porque é tão necessário buscarmos o equilíbrio deles em nós:
MADEIRA: pessoas com vibração do elemento madeira geralmente são alegres, otimistas e tem iniciativa própria.
Porém em desequilíbrio, podem tornar-se suscetíveis a ira, com receios de traição e incapacidade de traçar planos e tomar decisões.
Atividades madeira: Arquitetos, decoradores, paisagistas, estilistas, compositores musicais, professores, escritores, pintores, escultores, fotógrafos e cineastas costumas vibrar nessa frequência.
FOGO: pessoas com essa vibração têm personalidade ardente e adoram brilhar!
Destacam-se em reuniões e eventos, têm dons artísticos e costumam ser alegres.
Com o elemento em excesso, podem tornar-se confusas, impulsivas e precipitadas, e também falar demais!
São bons artistas, paisagistas, médicos, professores, inventores, matemáticos, cozinheiros e padeiros.
Costumam ser bem sucedidos em profissões que lidam com fogo.
TERRA: pessoas deste elemento são confiáveis, pacientes, firmes e determinadas. Com o elemento em desequilíbrio, podem sentir raiva e ressentimentos.
Pessoas regidas por este elemento tem sucesso na área da construção, negócios imobiliários, setor de alimentação, área da saúde, marketing, projetos de investimentos e obras de caridade.
METAL: nessa energia as pessoas geralmente expressam personalidade forte, são perfeccionistas, limpas e organizadas. Costumam ser sérias e éticas.
Concomitantemente, podem tornar-se inflexíveis e render-se à tristeza.
Interessam-se por estudos ligados a espiritualidade.
Costumam envolver-se com sucesso em atividades militares, policiais e judiciárias, mecânica e eletrônica. Também podem tornar-se grandes artistas.
O metal relaciona-se intimamente com todo tipo de estudo ou arte que exija disciplina no envolvimento da mente.
ÁGUA: pessoas que vibram neste elemento costumam ser guiadas pela emoção. São intuitivas, reflexivas, persistentes e ambiciosas. Gostam de privacidade e solidão, mas podem ser sociáveis.
Em desequilíbrio, podem tornar-se medrosas, frias e até violentas.
Costumam ter sucesso ao atuar em: diplomacia, investigação, comércio, transportes, alimentação, psicologia, massagens terapêuticas, hipnose, comunicação, música e atividades que envolvam a água, como natação por exemplo.
E você? Com qual dos cinco elementos se identifica mais?
Perceba se eles estão representados na sua Morada.
Bora equilibrar?
Revisão dos textos:
Adriana Vazzoler-Mendonça
adriana.italia@gmail.com
(19) 99175-9893